em

Diminuir o Imposto a Pagar ou Aumentar a Restituição – Doações ECA

Todo o contribuinte que está obrigado a apresentar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física anual e possui imposto a pagar ou restituição a receber pode utilizar a própria declaração para efetuar doações diretamente na declaração.

O item se encontra no modelo completo optando-se por deduções legais, no resumo da declaração, sub item Doações Diretamente na Declaração.

Após o preenchimento dos rendimentos, do imposto de renda retido na fonte e das deduções, o próprio programa faz o cálculo do valor disponível para doação, e o contribuinte escolhe se a mesma será destinada ao fundo municipal, estadual ou federal.

Vale lembrar que a Darf será emitida na própria declaração devendo ser paga até o último dia útil de abril, ou seja, dia 28, e mais importante, o contribuinte não será onerado, pois apenas repassará parte do valor do imposto a pagar ao fundo escolhido ou no caso da restituição, aumentará o valor a receber corrigido pela Selic do período.

Nós como contadores devemos divulgar tal informação e orientar nossos clientes a exercer nossa cidadania, assim vamos fazer nossa parte para um Brasil mais justo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.