em

Contabilidade on-line X Responsabilidade Técnica

A tecnologia está fazendo com que as profissões atuais sejam reformuladas, repensadas ou ainda extintas, e no caso da profissão contábil não poderia ser diferente, principalmente com o volume de informações diárias e atualizações que o Fisco impõe, temos o dever como contadores de trabalhar constantemente atualizados.

Além dos sistemas que já utilizamos em plataforma na nuvem, a forma de contato e atendimento com os clientes está cada vez mais virtual, e as requisições de informações também precisando serem rápidas e precisas fez com que a oferta de novos serviços evoluisse para o formato em nuvem, onde o cliente que contrata serviços contábeis, seja para a abertura de uma nova empresa, ou para transferir a contabilidade tradicional para o modelo on-line seja toda feita pela internet.

Claro que trata-se de uma tendência de todas as profissões, onde as mesmas sofrerão evoluções tecnológicas conforme citado no primeiro parágrafo. Porém cabe salientar um detalhe muito importante que acaba não sendo divulgado e é primordial em profissões regulamentadas, a responsabilidade técnica do profissional.

Quando se contrata serviços profissionais, o cliente busca conhecimento, segurança, auxilio e principalmente responsabilidade sobre as informações geradas, e isso fica bem claro quando entregamos um contrato de serviços contábeis ao cliente para assinatura, onde no mesmo estão descritos os deveres e direitos do cliente que contrata um contador como responsável técnico da sua empresa e principalmente a responsabilidade técnica regida pelo órgão que fiscaliza e regulamenta o profissional, neste caso o Conselho Regional de Contabilidade.

O que fica claro na contratação de serviços de contabilidade on-line, é que o contratante fica responsável pelo preenchimento das informações tributárias e contábeis na plataforma em nuvem e o contratado simplesmente gera as obrigações acessórias, sejam impostos ou declarações sobre as informações geradas pelo contribuinte isentando assim sua responsabilidade profissional.

Assim pode-se justificar os preços oferecidos bem abaixo do valor de mercado, de forma muitas vezes agressiva, justificando a economia que o cliente terá em contratar serviços contábeis nessa modalidade, e também por não haver a pessoalidade no contato, tais envios de informações acabam tendo o custo reduzido.

Tal modelo de negócio faz parte da evolução da profissão e como a tecnologia veio para ficar, devemos utilizá-la da melhor forma possível, assim as indagações não são contra o modelo on-line proposto, mas sim a favor de discussões sobre o assunto abordado em benefício da evolução profissional.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.