em

Seu marketing é fracassado? A culpa é sua.

por Lucas Ribas*

Você já ouviu falar em marketing holístico? Se não, você pode estar parado no tempo. Mas não se assuste, este termo se refere a um conceito relativamente novo no marketing. É baseado nele que as empresas que olham para o futuro estão trabalhando. Marketing holístico é enxergar e praticar marketing em todos os aspectos de uma organização. Sem mais divisões, chega de setores caminhando sozinhos, o futuro do marketing é estar em toda a parte, seja na comunicação visual, no atendimento ao cliente ou no relacionamento com os fornecedores. Tudo isso deve estar alinhado, caminhando harmonicamente. Afinal, “o todo é maior que a soma de suas partes”.

Pensar em marketing holístico é pensar globalmente. É dar atenção a todo e qualquer detalhe que integra uma empresa. Justamente daí vem o título da coluna nessa semana. Se o seu marketing está fracassando, assuma a culpa que você tem. Aceitação é o primeiro passo para se livrar do vício.

Muitas pessoas ainda pensam que o marketing de uma empresa restringe-se a sua comunicação e propaganda. E quando realizam campanhas ou ações, sujeitam-se a falhar miseravelmente, assim acabam culpando a agência, departamento interno ou seja lá quem for. Mas será que é aí mesmo que está a culpa? Será mesmo que o problema não poderia estar no seu atendimento, no seu relacionamento com o cliente ou mesmo no seu produto?  Não há nada pior para o consumidor do que captar a mensagem da sua publicidade e, ao entrar em contato com o seu serviço, sair decepcionado.

Portanto, reveja a estrutura da sua marca, reavalie os setores de sua empresa. Antes de tudo, entenda o que você está oferecendo ao consumidor, para aí sim, divulgar o serviço ou produto que você está ofertando. Não engane o seu consumidor, cumpra o que você prometeu, pratique o marketing em tudo, pratique o marketing holístico. Seja bom em tudo que puder e também no que não puder, exija qualidade de si mesmo, transmita uma mensagem global de quem você é de como vai ajudar seu cliente, e, assim, seja responsável pelo sucesso da sua empresa.

 

*O autor é formado em Publicidade e consultor de marketing.

Contato: [email protected]

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.