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Você tem resultado em suas ações de marketing?

Escuto com frequência, de muitos empresários, reclamações quanto aos resultados obtidos após uma nova campanha ou ação de marketing, por isso, o tema desta primeira coluna será sobre esse tema.

A primeira dica que eu dou, nesses casos, é alinhar a expectativa sobre a ação antes dela ir para o ar. Existem tipos de campanha e tipos de veículo cuja proposta de resultado, muitas vezes, é diferente daquilo que você está esperando. Por exemplo, um outdoor impresso com o cardápio inteiro de uma pizzaria, provavelmente trará apenas o resultado de reforço da marca e ainda assim comprometido pela falta de foco no layout, justamente sem dar o devido destaque para a marca.

A segunda dica é sobre a importância de questionar o veículo e a agência sobre os possíveis resultados esperados, tanto do ponto de vista da mídia e da ação, quanto do ponto de vista da mensagem veiculada. As duas empresas juntas podem e devem fornecer informações sobre o tema para te orientar a obter resultados de verdade.

E a terceira e última dica é: não veicule uma campanha sem ter essas duas coisas bem definidas. 1. Qual é exatamente o resultado que espero? O veículo que estou escolhendo pode proporcionar esse resultado? 2. Toda ação de marketing deve ter um ROI (Return on investment – Retorno sobre o investimento) avaliada. Quando estamos falando de campanhas digitais, a importância de se medir resultados é maior ainda, pois a mídia digital possibilita uma mensuração mais precisa de indicadores. Não caia no erro de investir um valor mensal para criação de peças de Facebook, por exemplo, que obtém poucas curtidas, poucos comentários e poucos ou nenhum compartilhamento. E mesmo assim, não se iluda apenas com curtidas, este é um dos diversos indicadores que devem ser analisados numa campanha digital. Se isso está acontecendo com você, pare e repense sua estratégia.

Por fim, indico contratar profissionais e agências que estão habilitados para te ajudar no planejamento e na execução das suas ações de marketing, e lembre-se: marketing tem que gerar ROI positivo e não pode ser apenas um custo.

O autor é Lucas Ribas, consultor de marketing – [email protected]

 

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