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Pare de jogar dinheiro fora com o facebook

* Lucas Ribas

Com o crescimento da utilização da internet como ferramenta de marketing, surgiu um jargão no mundo da publicidade que diz: a maior vantagem da mídia social é a possibilidade de medir resultados de forma mais fácil e precisa. Essa afirmação é muito verdadeira, porém o que mais vejo por aí, são empresas fazendo marketing digital da forma errada. Pare e pense por um instante se você consegue responder as seguintes perguntas facilmente. Quantos acessos meu site teve, na última semana?

Quantos leads (potenciais clientes) foram gerados através das minhas campanhas no facebook, na última semana? Qual é o CPL (custo por lead) da última campanha de facebook que eu contratei? Qual é o CPA (custo por aquisição) da última campanha de facebook?

Se você não soube responder todas ou algumas dessas perguntas, é muito provável que você esteja jogando dinheiro fora através das ações de marketing digital. Fazer postagens sem um correto planejamento de jornada de compra com a definição de uma persona, por exemplo, é atirar no escuro. Medir resultado de uma ação no facebook através do número de curtidas ou compartilhamentos que um post teve, é quase tão amador quanto um pintor avaliar seu trabalho pelo número de galões de tinta que ele gastou para pintar uma casa. O imóvel pode até ter ficado lindo por fora, mas era realmente o resultado esperado? O custo por galão atendeu o planejamento que foi feito? Você precisava realmente de uma pintura tão robusta para esse imóvel? Mesmo sendo apenas uma analogia simplória, essa pequena história nos convida a refletir sobre o assunto, cuidado com posts bonitinhos, mas ordinários no facebook.

Toda ação precisa ter objetivos claros de geração de leads, oportunidades, clientes e mensuração de CPL e CPA.  Você até pode sentir algum tipo de procura adicional pelo serviço ou produto que vende, fazendo publicidade online da maneira errada. Mas é importante que você tenha plena consciência de que está utilizando uma ferramenta como a mídia social apenas como mídia broadcast*, isto é, você está comprando anúncios em uma plataforma que permite interações, cadastros e conteúdo da mesma maneira que fazia há 10 anos atrás quando apenas fazia propaganda na TV, no rádio, outdoor, etc.

Cuidado, você pode estar olhando para o futuro através do retrovisor e jogado muito dinheiro fora.* O termo mídia broadcast foi citado por Diego Monteiro e Ricardo Azarite no livro: Monitoramento e métricas de mídias sociais.

 

*O autor é professor e consultor da yard. agência de publicidade.

 

Lucas Ribas.

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