em

Quer entender melhor sobre o seu próprio negócio? Crie suas buyerpersonas

Por Felipe Ecco

Você, provavelmente, já deve saber o que é público-alvo. Até mesmo porque este termo é um tanto autoexplicativo. Público-alvo é o grupo de pessoas com características semelhantes que a sua empresa deseja atingir e destinar seus serviços e / ou produtos. Mas conhecer o público-alvo da sua marca pode não sero suficiente. Caminhamos a passos largos para um cenário em que quanto mais informações detalhadas obtivermos, mais assertivos seremos em nossas ações. E não está tão difícil assim de obtermos tais informações, afinal, a tecnologia está, cada vez mais, facilitando os métodos de pesquisa.

Mas então quer dizer que o público-alvo não é importante? De forma alguma! O que você precisa fazer é aprimorá-lo. É aí que entra o processo de criação das buyer personas, ou simplesmente personas. Inserir esta ferramenta na sua estratégia de marketing fará com que você possa entender melhor seus clientes, segmentar mais precisamente o seu público e assim, aprimorar as ações de marketing da sua empresa.

Mas o que são as personas? Uma espécie de perfil individual dentro do seu público-alvo. Basicamente, um personagem criado por você. Neste personagem, você irá listar descrições precisas e pertinentes sobre a vida, preferências, sonhos, características, enfim, tudo o que poderá afetar o relacionamento da persona com a sua marca deverá ser levado em consideração. Lembre-se: ela deve ser real como uma pessoa de verdade.

Depois de criar a sua persona você irá perceber que a estruturação do seu planejamento e suas estratégias de marketing serão muito mais eficazes e te darão menos dores de cabeça. Ah, importante lembrar: dificilmente existirá apenas uma persona para uma marca, afinal, estamos falando de um perfil característico de cliente. E seus clientes não são exatamente iguais uns aos outros, né? Então não se assuste ao perceber que você terá de criar 3, 5, ou até 10 personas diferentes. Se todas elas estiverem coerentes, você estará no caminho certo.

O autor é graduado em publicidade e consultor yard.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.