em

Sua marca tem conteúdo?

Por: Felipe Ecco

Dentro do ambiente de marketing, muito se se fala sobre buscar a criação de marcas bem elaboradas em um processo de branding preciso, que as fortaleçam com um conceito único. Também é comum, o foco em fortalecer o posicionamento de uma marca. Porém, tão importante quanto estes dois aspectos, é ter uma marca com conteúdo.

Uma marca com bom conteúdo transmite muito mais credibilidade para seus consumidores, cria autoridade para o seu negócio e facilita também a captação de novos clientes. Criar conteúdo para sua marca e distribuí-lo melhora a forma que seu negócio será visto pelos demais, pois estará cada vez mais transmitindo a imagem de que você é especialista naquilo que faz.

Mas o que é o tal conteúdo? Basicamente, tudo que estiver relacionado ao universo em que seu negócio está inserido, mas que, diferente da propaganda, não tenha o objetivo inicial de vender. Isto é, o importante neste processo é focar em gerar informações pertinentes para que as pessoas que estejam interessadas neste assunto enxerguem sua marca como uma referência. Lembre-se de que para criar conteúdo, é importante saber exatamente para que tipo de pessoa você está fazendo isto. Mais do que pensar em seu público-alvo, crie-os baseado em suas buyer personas, tema que esteve presente na coluna anterior.

Onde vou publicar estes conteúdos? Isto pode ser feito em diversos meios de comunicação, desde os mais tradicionais como jornal e revista, até os mais recentes – e mais comumente utilizados – meios digitais, como blog e YouTube. Estes veículos digitais facilitaram a transmissão de informações instantâneas, trazendo mais acessibilidade tanto para as marcas, quanto para os consumidores.

Ok, já criei meu conteúdo e sei onde publicá-lo, e agora, o que eu faço? Aí está um passo importantíssimo. Tenha em mente que, para publicar seu conteúdo, você deve fazer isto da maneira correta, isto é, monitorando exatamente o tipo de conversão que esse conteúdo irá gerar. O trabalho é de longo prazo, mas provavelmente trará resultados diferentes do que você está acostumado. Além disso, esta estratégia permite que você passe a monitorar o comportamento do seu cliente dentro do seu site, por exemplo, isto significa na prática, muito mais controle sobre como seus consumidores chegam até você. E também te permite calcular o CAC (Custo de aquisição de clientes). Para fazer isto, é necessário utilizar ferramentas específicas que irão elevar seu marketing de conteúdo a outro nível. Mas este tema fica para a próxima coluna.

 

Felipe Ecco, o autor é graduado em publicidade e consultor yard.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.