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Porque ter um blog para minha empresa?

Sempre que precisamos pesquisar algo na internet, recorremos ao Google e não ao facebook ou ao Instagram, por exemplo. Se você quer que sua empresa seja encontrada no Google quando alguém busca sobre o segmento que você atua, você deve ter um site. Mas qual a diferença entre um site e um blog? Um blog, teoricamente é um tipo de site. Você pode ter um site com outras páginas e também ter um blog dentro dele ou pode ter apenas um site em formato de blog, que terá informações institucionais e conteúdos interessantes para o seu público-alvo. O mais importante é que você planeje dentro das suas ações de marketing, a dedicação de tempo e investimento necessários para criar, manter e gerenciar um blog de qualidade.

Outro bom motivo para você ter um blog é porque ele auxilia muito para que o site da sua empresa fique no topo dos resultados do Google, de forma orgânica. Isto é, sem precisar recorrer a anúncios pagos como o Adwords. O Google só se tornou o que ele é hoje, devido a sua grande missão: fazer a internet um lugar melhor para quem está navegando. Por isso, ele valoriza tanto conteúdos bons e bem escritos. O que o Google quer, no fundo, é oferecer para quem pesquisa nele, sites realmente bons, com conteúdos úteis e relevantes, seja qual for o assunto que a pessoa pesquisou.

O motivo principal para você ter um blog, é porque só ele permite educar e conduzir seu potencial cliente através de uma jornada de compra. Todas as empresas estão lutando por um espaço na cabeça do consumidor no momento final da compra, quando ele já decidiu que quer comprar. Chamamos isso, dentro do inbound marketing de Fundo de Funil, é importante e você deve continuar fazendo ações para aparecer para os clientes nesse momento. E isso inclui a maioria das ações de marketing em mídias tradicional que você faz. Mas para poder aparecer para o cliente em outros momentos da compra, no que chamamos de Topo de Funil e Meio de Funil, o cliente ainda não está 100% decidido se vai comprar ou se realmente precisa daquele produto. Então você pode oferecer para ele informações que o auxiliem a tomar essa decisão, como uma tabela comparativa, ou dicas do que é mais importante avaliar antes de contratar um determinado tipo de serviço. Por isso, o blog é a melhor ferramenta de marketing digital para criar presença online de longo prazo.

 

Lucas Ribas. O autor é professor e consultor da yard. agência de publicidade.

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