em

Seis dicas de como usar iluminação natural em seu negócio

A utilização da iluminação natural dentro de ambientes corporativos torna o ambiente mais estimulante, saudável e produtivo, além da redução de gastos com o consumo de energia elétrica. Dependemos da luz natural para nosso bem-estar, ela estimula a região do cérebro responsável por avisar o restante do nosso organismo que precisamos acelerar as atividades vitais.

Com pequenas medidas é possível adaptar a arquitetura do ambiente corporativo para um melhor aproveitamento dos recursos naturais. Confira estas seis dicas:

  1. Portas e Janelas de Vidro – Além da função estética moderna, janelas e portas de vidro permitem maior incidência de iluminação natural dentro dos ambientes. Itens como cortinas, brises, persianas, permitem controlar os níveis de claridade e calor desejado dentro de cada ambiente. Outra opção são as Bay Windows, as conhecidas janelas projetadas para fora da fachada. Elas proporcionam uma ilusão de ampliação do ambiente, o que é um ponto positivo para escritórios pequenos.
  2. Tons neutros e claros – A utilização de cores claras, seja nas paredes ou nos mobiliários, ajudam a preencher o espaço com mais claridade, já que estes tons refletem com maior intensidade a luz.
  3. Jardins de Inverno – Projetos corporativos podem apostar em pequenos espaços como jardins de inverno para agregar mais valor a partir da estética. Estes ambientes costumam apresentar, além de elementos naturais verdes, aberturas para ventilação e/ou iluminação natural.
  4. Iluminação Zenital – Outra forma de aproveitar a luz natural é a iluminação zenital, feita através das coberturas. Muitas vezes é a solução para espaços que não possuem formas de abrir aberturas nas laterais. Este tipo de iluminação é bastante utilizado em shoppings centers. Existem diversas opções para este tipo de iluminação, como átrios, cúpulas, claraboias, sheds.
  5. Divisórias internas de vidro – Estas permitem que a iluminação natural contemple mais de um ambiente com sua transparência, mesmo os que não tem janela. Além de modernas, ajudam a facilitar também a comunicação da equipe.

 

Vale lembrar que a iluminação natural serve como complementação da luz no ambiente comercial, e não serve como substituição completa da luz elétrica.

 

Duda Camilotti. A autora é arquiteta e consultora da yard. arquitetura comercial.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.