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4 itens básicos para avaliar como está o conforto do seu restaurante

Por: Duda Camilotti

 

Checklist:

Uma das principais tendências de mercado para esse setor é a oferta de experiências diferenciadas para os consumidores, independente de quem é o seu público-alvo. Oferecer algo além do tradicional e clichê: comida boa e bom atendimento. Isto, há muito tempo já é trabalhado nas grandes redes americanas que desembarcaram no Brasil nos últimos anos, como Outback e Abraccio. Um dos itens que mais se destacam e iniciam o processo de entrega dessa experiência diferenciada é a arquitetura comercial. O espaço do restaurante deve ser planejado para acomodar e envolver o cliente em uma experiência completa, de modo que ele se sinta o mais confortável possível, visual, térmica e acusticamente. O sucesso em restaurantes depende de muitos fatores além de um cardápio bonito e alimentos de boa qualidade.

  1. Pisos de tonalidades claras: Em ambientes ligados a alimentação a limpeza deve ser redobrada, uma vez que o fluxo intenso de pessoas deixa o chão marcado e sujo. A utilização de cores muito claras pode prejudicar a imagem do estabelecimento, mesmo que haja um processo de limpeza feito diariamente e passe a sensação de segurança na maior parte das vezes. Para estas situações escolha outras tonalidades ou acabamentos para o piso.
  2. Mobiliário mal dimensionado: Nem todos os estabelecimentos possuem uma grande área de loja, normalmente é necessário se adequar para acomodar clientes, produtos e serviços. Mesmo assim, existem locais que possuem mobiliário muito grande em relação ao metro quadrado disponível, gerando sensação de desconforto e enclausuramento ao cliente. Antes de qualquer definição quanto aos móveis, é indispensável ter uma noção clara das dimensões dos itens frente ao tamanho do espaço disponível.
  3. Produtos escondido: Não adianta ter um belo projeto de interiores se os produtos ficam escondidos do cliente. Evite também deixar gôndolas, geladeiras e prateleiras expostas com mais produtos do que o necessário, pois isso não é agradável e pode até causar confusão no cliente, pelo excesso de informação.
  4. Iluminação insuficiente: Uma boa iluminação transforma qualquer ambiente. É possível criar diferentes ambientações através da direção e da tonalidade da luz. Isso tem de ser aproveitado para valorizar os produtos e a experiência oferecida.

O ambiente precisa ser convidativo em todos os sentidos, tanto para aqueles que só estão de passagem, quanto para as pessoas que pretendem permanecer mais tempo no local. Ter uma identidade de marca estampada no projeto arquitetônico como um todo, desde a fachada até a entrega dos pratos, é um grande diferencial para um negócio nesse ramo, você pode e deve procurar ajuda para projetos como esse com profissionais de Marketing e Arquitetura Comercial.

 

A autora é arquiteta e consultora da yard. arquitetura comercial.

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