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Como usar um blog para trazer visitantes para o seu site e gerar vendas mesmo sem ter e-commerce

Por: Felipe Ecco

Já falamos anteriormente em nossa coluna sobre a importância e os motivos para você ter um blog. Esta ferramenta é essencial para qualquer empresa que quer ter uma presença online efetiva. Além de ser imprescindível para o Inbound Marketing, por exemplo. Se você ainda não sabe o que é Inbound Marketing, sugiro que acesse yardpublicidade.com.br/blog/inbound-marketing e leia um post completo sobre esta estratégia.

Você já sabe que ter um blog é essencial. Agora pode estar se perguntando, Como vou fazer para usar o meu blog para atrair visitantes para o meu site? É um processo ao mesmo tempo, simples, porém complexo. Digo isso porque um dos objetivos de um blog corporativo é criar autoridade no assunto para a sua marca. Para você, é fácil falar sobre a sua área de atuação? Ótimo! Isso já é o primeiro passo. Agora, você precisa fazer isso utilizando uma linguagem didática, falando sobre temas pertinentes ao seu público, além de otimizar seus posts com palavras-chaves para alavancar o posicionamento do seu site no Google. Tudo isso pensando em suas personas e na jornada de compra do cliente (se você não sabe o que é isso, acesse nosso blog ou procure nas colunas anteriores J). Agora parece um pouco mais complicado, né? Mas cumprindo estas etapas você estará publicando conteúdo de qualidade em seu blog. Com isto, naturalmente irá atrair visitantes que estão buscando no Google soluções relacionadas ao seu mercado. Se você já ouviu falar em Marketing de Conteúdo, deve saber como um blog é importante para fazer a coisa toda funcionar. Fale para os seus clientes sobre assuntos que os ajudam e melhoram as suas vidas, não sobre os produtos e serviços da sua empresa. Esta é uma verdade um pouco dolorosa: seus clientes não ligam para o que sua empresa tem, mas sim para como a vida deles pode se tornar melhor com a sua ajuda.

É importante que seu blog seja planejado, para assim trazer resultados efetivos, com visitantes que realmente sejam potenciais leads e clientes. Não publique textos desestruturados, com conteúdos irrelevantes e sem saber qual é o objetivo de cada post. Outro detalhe importante: Ao publicar um artigo em seu blog, você não pode deixar a visita morrer lá. Crie links para outros posts e conteúdos de seu site. Recomendo a linkagem para alguma landing page, onde você irá oferecer algum conteúdo específico para seus visitantes em troca de algumas informações sobre ele, coletando dados preciosos como email e telefone. Ao fazer isso, você estará convertendo seu visitante em lead, a conversão é mais uma das etapas do Inbound Marketing. Ela representa um passo a mais para você finalizar o ciclo de Inbound, cujo objetivos finais são a venda e o relacionamento com os clientes.

Se você quer vender mais usando seu blog, siga estas dicas e estará um passo a frente de seus concorrentes. Se você achou muito complicado, mande um email pra gente e iremos te ajudar. Na próxima coluna irei falar sobre como usar outra ferramenta importantíssima para atrair visitantes, o SEO.

 

*O autor é publicitário e consultor da yard. agência de publicidade.

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