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O que faz uma empresa “dar certo”?

Ao longo de mais de 10 anos atendendo empresas de diferentes ramos e diferentes tamanhos, acumulei uma boa experiência percebendo características de negócios e do comportamento de empreendedores que fazem empresas darem certo ou errado.

Existe um tipo de empresa que parece dar certo desde o seu início. Normalmente empresas que conquistam esse status, não o alcançam por acaso, não se trata apenas de um produto ou serviço diferenciado. Empresas que atingem esse tipo de resultado possuem uma proposta de valor do negócio muito bem planejada, estruturada e, com muita frequência, possuem uma preocupação com os aspectos tangíveis e intangíveis da sua marca desde o início. Um bom exemplo disso é a sorveteria Cold Stone, quando chegou a Curitiba, que é uma cidade fria, acumulou por alguns meses, filas gigantescas de consumidores ávidos por experimentar seus produtos. Obviamente que, por se tratar de uma rede estruturada, a proposta de valor da marca já estava muito bem construída. Alguns anos mais tarde, nessa mesma cidade, desembarca a também famosa, Dr. Freeze, o que você acha que aconteceu? Sucesso novamente.

 

Existe um outro tipo de empresa que demora para ganhar corpo e conquistar uma carteira considerável de clientes, mas que depois de um certo tempo, alcança resultados interessantes que a permitem crescer e permanecer no mercado. Isso muitas vezes acontece porque o produto/serviço principal dessa empresa é tão inovador que as pessoas não sabem direito como consumi-lo ou como contrata-lo. Isso novamente acontece, no meu entendimento, devido a uma proposta de valor muito bem definida. Esse tipo de empresa sabe realmente qual é o seu grande diferencial e a verdadeira qualidade que seu público-alvo valoriza.

 

E por fim, aquela empresa que só foi lançada porque o empresário está muito hipnotizado pela própria paixão que carrega pelo produto/serviço e não enxerga de verdade suas falhas. O produto/serviço não é bom, ou tem falhas graves de entrega ou de atendimento. Uma das frases mais interessantes que já escutei até hoje no mundo dos negócios é:

 

Não seja apaixonado pelo produto, seja apaixonado por vender o produto.

 

Amar os sanduíches do Mc Donalds não fará de você um excelente dono de uma franquia Mc Donalds. As empresas que eu percebi ao longo dos anos, que obtiveram sucesso, conseguiram fugir do tripéclichê: produto de qualidade, bom atendimento e que atende todos os públicos. Seja realmente único, especial e se posicione a atender um nicho específico, quanto mais afunilado for o seu público-alvo, do ponto de vista do marketing, melhor.

 

Lucas Ribas. O autor é professor e consultor da yard.

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