em

Meio Ambiente analisa morte de animal no Parque de Olarias

Animal estava próximo às pistas de bicicletas e caminhada / Foto: José Aldinan

A carcaça de um animal chamou a atenção de frequentadores do Parque de Olarias, em Ponta Grossa, nesta quinta-feira (18). Já pela manhã, quem esteve no local pôde ver o corpo a poucos metros da pista de ciclismo e de caminhada. Quem chegou perto supôs que se tratasse de um filhote de capivara. (veja foto do animal morto no final dessa matéria).

Contatada por leitores, a reportagem do Diário dos Campos e portal DCmais esteve no local, fotografou o animal e encaminhou à prefeitura, questionando as ações do Município em relação à preservação da fauna no entorno do Lago.

A Prefeitura informou ter ficado ciente do fato, e que fez o recolhimento do animal nessa quinta-feira. Segundo o Município, o animal morto foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que fica no Bairro Cará-Cará. “Trata-se de um preá, que, considerando análise preliminar, morreu em decorrência de trauma” , acrescentou a assessoria de imprensa da prefeitura.

“A Secretaria de Meio Ambiente, o Instituto Água e Terra (IAT) e o Cetas reforçam que são órgãos que trabalham em conjunto monitorando e atuando pela preservação da fauna na região mencionada”, acrescentou a prefeitura.

Preá no Parque de Olarias

O preá (Cavia aperea) é um pequeno roedor que habita fendas ou tocas feitas por outros animais, alimenta-se de sementes, raízes e tubérculos. A julgar pelas circunstâncias em que foi encontrado, uma das suspeitas é que o animal achado no entorno do Lago de Olarias possa ter sido atropelado por bicicleta ou automóvel, morrendo em seguida.

Leia também:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.