em

Criatividade abre perspectivas de negócios e crescimento profissional

As habilidades, as competências e, principalmente, as características de personalidade dos integrantes de uma equipe, se bem aproveitadas, favorecem a realização de um trabalho que faz a diferença, seja em situações de crise e oportunidades. Neste sentido, a criatividade tem sido uma das características cada vez mais exploradas por empresas e profissionais que não se satisfazem com o lugar comum. Conversamos com Jean Sigel, Co fundador da Escola de Criatividade, junto com o publicitário, escritor e palestrante Eloi Zanetti.

As pessoas têm medo de expor ideias malucas?

Certo. Aliás o medo de se expor e expor ideias é um dos principais bloqueadores da inovação nas empresas. Temos medo do julgamento alheio, dos que os outros pensarão. Já reparou como as crianças não têm esse medo e com isso sempre vêm com algo extremamente original e novo, surpreendendo a todos? Mas para nós adultos, até Einstein já dizia: Se uma ideia a princípio não for maluca, ela provavelmente não terá real valor. Por isso não devemos ter medo de expor e compartilhar ideias, pois só assim elas poderão sair de nossas cabeças e não apodrecerem lá.

Qual o maior erro quando falamos sobre criatividade?

Eu diria que o maior erro é relacionar a criatividade apenas a grandes gênios como Picasso, Da Vinci ou Steve Jobs, e também a apenas algumas áreas como design, artes, música, etc. Esse pensamento leva ao que constatamos desde o início do trabalho da Escola de Criatividade com as pessoas, onde a cada 100 pessoas apenas 2 ou 3 se consideram criativas. Essa pergunta foi quase um choque para nós quando a aplicamos a primeira vez para um público de 500 pessoas, pois a partir disso percebemos que o maior e primeiro bloqueio da criatividade é que as pessoas não se consideram criativas.

Qual sua maior dica para quem quer ser mais criativo?

Minha maior dica é: Não tenha medo do erro. O medo do erro é um dos maiores bloqueios para o exercício da criatividade, pois somos estigmatizados desde crianças pela família, escola e as empresas quando cometemos um erro. Se não estamos dispostos e preparados para errar, dificilmente vamos gerar idéias criativas e trazer algo realmente novo. É a partir da permissão de errar, tentar, buscar e criar que desenvolvemos boas ideias e soluções. Portanto é importante que as pessoas não tenham tanto medo em expor uma ideia ou um questionamento seja no ambiente de trabalho ou pessoal, pois a partir disso podemos realmente achar novos caminhos. Uma dica sobre o erro no ambiente profissional, é permitir e tolerar errar ou que o outro erre no início quando a ideia é apenas uma ideia. www.escoladecriatividade.com.br

Frase

Se quer ser um pensador, considere-se um pensador. Quer ser criativo, se considere criativo (Sócrates)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.