em

Empreendedoras unidas movimentam negócios, coragem e qualidade de vida

O Brasil possui mais de 7,3 milhões de mulheres empreendedoras. Isso representa 31,1% do total de 23,5 milhões de empreendedores que empregam no país, segundo dados do Sebrae,  divulgado em 2015. Elas não só constroem para si uma alternativa de inclusão ou permanência no mercado de trabalho, mas também geram empregos e promovem inovação e riqueza, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do país.  Carreira & Cia conversou com  Josiane Amorim, criadora do Clube da Mulher Empreendedora em Curitiba

Como nasceu a ideia de unir mulheres empreendedoras de Curitiba?

Nasceu a partir de uma necessidade de ajudar, em ver tantas mulheres procurando mostrar seus trabalhos nas redes sociais, porém não saia dali. Tínhamos como ideia principal fazer com que elas ganhassem visibilidade.

O que é feito para motivar as mulheres para a ação empreendedora e adesão ao Clube?

O Clube trabalha com organização de eventos, assessoria e consultoria. As associadas têm uma série de benefícios que possibilitam não apenas descontos em exposições, mas, também, uma assessoria completa quanto ao saber vender, como se portar num stand, como planejar seu negócio, expandir sua network, etc. Trabalhamos com o intuito de realmente ajudar a empreendedora a constituir uma empresa com visibilidade, credibilidade e sucesso.

Muitas empresas criadas por empreendedoras não vão além dos dois primeiros anos de existência. O que fazer para combater esta ‘mortalidade’?

Acreditamos que é preciso planejamento, não pensar apenas na venda em si, precisa cuidar para que a pré-venda seja saudável. Nesse caso precisa planejar, pesquisar o mercado, ter atrativos diferenciados, ex: bom material de marketing, e nunca esquecer do pós-venda, do contato com o cliente, saber como ele está, se o produto acabou, se ele precisa de reposição e assim por diante.

A flexibilidade de horários é um atrativo que motiva a formação de empreendedoras?

Sim,  é um deles, porém o que motiva é a necessidade, a maioria empreende por necessidade, porque estão desempregadas, ou porque querem uma renda extra para a família e acabam descobrindo que empreender traz uma nova alegria, traz novas oportunidades, elas acabam se auto descobrindo e, acredite, saem muito coisas lindas nessas descobertas. Mais informações: www.clubedaempreendedora.com.br

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.