em

1ª Mostra de Profissões e Faculdades ajuda estudantes na escolha da melhor profissão

Instituições de Ensino Superior de Curitiba estiveram reunidas, num evento gratuito para ajudar estudantes por meio de palestras e rodadas de conversas, numa situação de angústia e expectativa para muitos jovens que vão prestar o vestibular. Quando chega o momento da inscrição, muitos ainda não sabem o que querem cursar, muitas vezes por falta de informação ou de conversar com pessoas que já estão no mercado de trabalho.

Necessidade de intervenções específicas

Essa realidade demonstra a insegurança dos alunos e a necessidade de intervenções específicas para o público que fará a transição do Ensino Médio para o Ensino Superior. Pensando nisso, a Vanguarda, instituição que prepara estudantes para o Enem, e que oferece a seus alunos o Projeto Vida e Carreira, promoveu, no dia 5 de maio, no Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), a 1ª Mostra de Profissões e Faculdades de Curitiba. A professora Angela Mara Coraiola, que realiza, junto com os alunos da Vanguarda, o Projeto Vida e Carreira – uma parceria com a Livre Escola –apresentou, no evento, a palestra Escolhendo a Profissão Certa para Você. Conversamos com a professora Angela Mara:

Qual o objetivo de realizar uma mostra de profissões, em Curitiba?

Ajudar os alunos de Ensino Médio e pessoas que estejam buscando uma profissão ou uma nova profissão a entender o mercado de trabalho, descobrir sua verdadeira paixão e vocação, escolher a profissão certa e a melhor Instituição de Ensino Superior para o seu perfil. A gama de profissões e de faculdades/universidades é muito grande, o que contribui para que os jovens, que precisam tomar uma decisão cada vez mais cedo, fiquem ainda mais confusos e perdidos.

É visível a preocupação do jovem em ter um contato mais direto com os profissionais que já estão atuando?

Sim, no Projeto Vida e Carreira, observamos que eles têm muita vontade de entender melhor o mercado de trabalho e buscam a possibilidade de conversar com profissionais reais, que já passaram por essa fase de decisão e que podem lhes contar como foi o processo de escolha, e como é a profissão, como é o dia a dia de cada trabalho. Assim como fazemos no projeto, queremos levar a outros jovens esse tipo de informação na Mostra de Profissões e Faculdades de Curitiba.

Qual o diferencial em relação a outros eventos similares como mostras e feiras de profissões,realizadas nas instituições de ensino?

A grande diferença da 1ª Mostra de Profissões e Faculdades de Curitiba é que teremos várias instituições de ensino participando, cada uma com diferentes opções de cursos, profissionais com experiência no mercado de trabalho ministrado palestras e participando de rodas de conversa com os visitantes, que poderão esclarecer dúvidas sobre os cursos e como é o dia-a-dia de cada profissão.

FRASE

O acaso só favorece a mente preparada (Louis Pasteur)

Hamilton Fonseca | Headhunter | [email protected]

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.