em

Pedagoga forma voluntários para ajudar pessoas em situação de risco social

Uma equipe de voluntários ensina PNL (programação neurolinguística), meditação, massoterapia e yoga para melhorar a qualidade de vida de cuidadores sociais: mães e pais que cuidam de crianças e adolescentes em risco social em orfanatos. Com esta missão na vida, a pedagoga e empreendedora social Vânia Lucia Slaviero, criadora do Instituto Educacional de Bem com a Vida, sentiu um chamado aos 16 anos em seu coração para ajudar as pessoas nos orfanatos. Para ela, ter como missão cuidar de quem cuida, é dar atenção especial aos cuidadores, mães e pais dos lares sociais de bebês, crianças e adolescentes.

Ampliar cidadania e fazer bem ao próximo

Agora, através de um projeto voluntário, coordenado por Vânia Slaviero, com o apoio de uma equipe treinada por ela mesma em sua escola de pós graduação, vem capacitando essas mães e pais sociais, oferecendo a eles oportunidades para ampliar a cidadania. Nestes dois meses de curso para cada 35 cuidadores, eles aprendem a valorizar a si mesmos, aumentam a auto-estima, resgatam o poder interior, aprendem a pensar e falar assertivamente, técnicas para serem usadas nos lares para harmonizar as emoções, e também, se divertem muito, aprendem a relaxar, meditar, respirar, e ganham em cada encontro uma massagem profissional pelos massoterapeutas voluntários.

Aprender uns com os outros por objetivos comuns

Além de técnicas de boa comunicação, as mães e pais sociais estão recebendo um curso básico de que, desde os 16 anos, para poderem atender os bebês, crianças e adolescentes, de uma forma mais afetiva e carinhosa. Isto melhora instantaneamente a relação entre eles nos lares. Acalmam e dormem muito melhor. Os voluntários dizem que é a primeira vez que eles interagem entre os lares, principalmente, nesta profundidade e alegria. Isto ajuda a estreitar as relações para que possam aprendem mais uns com os outros, tornando-se amigos para se ajudarem, pois tem objetivos e desafios comuns.

Curso rápido de dois meses

O período deste curso é realizado em dois meses, semanalmente, sendo que quando termina uma turma, já inicia outra turma de capacitação. Há uma boa lista de espera. O local da realização da capacitação é o Instituto Educacional de Bem com a Vida, todas as terças-feiras, das 8h às 11h da manhã. Servem um lanche bem substancioso, organizado pelos voluntários. Entregam apostilas, cds, musicas para que possam usar nos lares.

Como fazer a sua parte e ajudar

Para fazer parte dos programas de voluntariado, entre em contato com a secretaria ou faça doações de roupas, brinquedos e utensílios usados, para realização de bazares. O dinheiro arrecadado é revertido para compra de materiais para os lares sociais e asilos; Contribuição com quitutes (doce ou salgado vegetariano) toda terça-feira, pela manhã, para os eventos de capacitação. Mais informações www.educacionaldebemcomavida.com.br

Frase:

É mais fácil evitar problemas do que se livrar deles.(Warren Buffet)

Hamilton Fonseca | Headhunter | [email protected]

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.