em

O futuro chegou: recrutamento de pessoal através da inteligência artificial

Os avanços tecnológicos em todas as atividades profissionais nas empresas e no nosso dia a dia tem impactado em melhoria da qualidade de vida, a rotina diária tornou-se mais fácil e o trabalho mais eficiente. A revolução tecnológica no mercado de trabalho veio auxiliar as empresas no uso da inteligência artificial? A tecnologia tem auxiliado e otimizado na organização do trabalho, onde já é possível ver o uso da inteligência artificial, como promete acontecer nos processos de recrutamento e seleção de pessoal.

Desafios no recrutamento e seleção de pessoas

Para os recrutadores, a fase mais complicada no processo de seleção é a triagem manual de currículos, já que a situação do mercado faz com que o número de candidatos para cada vaga seja bastante elevado. No cenário atual, muitos recrutadores passam horas analisando currículos que não param de chegar, rastreando se o candidato preenche os requisitos e avaliando qualificações e experiências.

Alta rotatividade

Além disso, a taxa de turnover ainda é muito alta na maioria das empresas, o que ocorre por contratações feitas de modo equivocado. O custo com contratações e demissões constantes pode ser extremamente prejudicial para a lucratividade da empresa, por isso há uma urgência de mais eficiência em recrutamento e seleção de pessoas.

Como a inteligência artificial pode ajudar

A ideia é que sistemas de recrutamento e seleção realizem operações como: avaliação dos perfis dos profissionais, aplicação de testes e definição de quais candidatos devem chegar à uma etapa decisiva, de entrevistas pessoalmente. O primeiro passo é que o rastreio e avaliação dos currículos sejam feitos automaticamente através de um recrutador virtual, que irá separar apenas os candidatos que se encaixem nos pré-requisitos da vaga.

Testes on line

Testes de habilidades feitos on-line também fazem parte do processo, sendo que o sistema determina que tipos de perguntas são as mais adequadas para avaliar melhor cada candidato. A maior automação no processo significa avanços no sentido de eliminar contratações feitas por opinião pessoal do recrutador ou mesmo achismos e adivinhações. O processo passa a contar com atualização automática dos registros dos candidatos, além de dados e números concretos, o que garante muito mais acertos na seleção.

Impactos no setor de RH

Para os recrutadores, a parte positiva diz respeito à padronização dos processos para melhor e de forma mais objetiva conseguir avaliar a capacidade e as habilidades de um candidato, especialmente por remover os preconceitos inerentes a todo processo de seleção.

FRASE:

Se você exerce a sua vocação, metade da sua vida está resolvida

Fernanda Montenegro

*Hamilton Fonseca |Headhunter | Fusões & Aquisições

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.