em

Juca Hoffmann

 

No Jardim Los Angeles tem uma rua com o nome de um ex-prefeito, deputado e homem de imprensa que ficou marcado na história de Ponta Grossa. Seu nome de batismo era José, mas todos o conheciam como Juca Hoffmann.

Juca nasceu em Ponta Grossa em 1904. Era filho de um comerciante de origem russo-alemã. Teve formação em colégios católicos como o Santana, o São Luiz e a Escola Coração de Jesus em São Paulo. Como jornalista era autodidata. Por três décadas dirigiu o jornal Diário dos Campos, que ele fez de tribuna, engajado em questões sociais e políticas. Era obcecado pela crítica, sem receio de expor suas opiniões. Por isso era popular entre as pessoas mais simples da comunidade e temido pelos inimigos pessoais. Juca Hoffmann começou sua carreira política como vereador em 1947 . Três anos depois foi eleito deputado estadual. Em 1955 assumiu a prefeitura de Ponta Grossa e em 1959 voltou à Assembleia Legislativa. Nessa época foi assessor de imprensa do governo Paulo Pimentel. Em 1962 ganhou mais um mandato à frente da prefeitura de Ponta Grossa. Como prefeito, Juca preocupou-se em remodelar a cidade. As ruas principais eram calçadas com poliedro, tinham canteiros com árvores separando as pistas e trânsito já congestionado. Durante sua administração foram remodeladas as principais praças da cidade e construída a Pça. Getúlio Vargas, que ganhou um jardim zoológico. Por muito tempo ela foi chamada de Pça. dos Bichos. Durante seu governo, Ponta Grossa ganhou as faculdades de Filosofia Ciências e Letras, Direito, Odontologia e Farmácia e Bioquímica. Eram os primeiros cursos da futura Universidade Estadual.

Em 1964 os militares assumem o governo federal e invadem todos os setores da vida pública, com perseguições e prisões arbitrárias. Um grupo deles se instalou na prefeitura de Ponta Grossa, interrogando diretores e chefes de departamento. Juca foi obrigado a assinar sua renúncia em 1966. Para justificar seu ato, sem levantar suspeitas, os militares o obrigaram a se candidatar novamente a deputado. Juca nem fez campanha. Tinha desistido da política. Nos seus últimos anos trabalhou na Rede Ferroviária Federal. Com medo dos militares, os amigos se afastaram. Juca nunca juntou riqueza. A herança que recebeu do pai foi gasta em investimentos na política e no jornalismo. Vencido pela depressão e sentindo-se exilado em sua própria cidade, Juca Hoffmann morreu de infarto em 1969. Amigos da família ajudaram a pagar o funeral.


Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.