em

Logo vem a famigerada janela das transferências

 

Não sei se é algo a ver com novos tempos, globalização, mercado da bola ou até mesmo aquela tal desqualificação dos atores do futebol brasileiro. Mas, o fato que é que hoje as equipes profissionais dos principais clubes brasileiros estão forradas de estrangeiros, e que claramente, não são aquelas pérolas. Pior que isso, são os nossos jogadores indo embora todos os dias. Essa relação entre mercado e futebol, desqualificando paixão, tradição e identidade definitivamente não combina.

Por aqui, clubes como o São Paulo, Flamengo ou Grêmio, por exemplo, sempre tiveram gringos na foto oficial. Mas, eram figuras pontuais. Eram autênticos craques de bola com qualidades para jogar no Brasil da época, então identificado como o país do futebol. Foram jogadores que vieram e fizeram história nesses clubes. Criaram uma identidade com a torcida jogando juntos com os craques brasileiros. Mas, de uns anos para cá, tudo está diferente e com o fim da lei do passe, tal prática virou uma farra. Sem falar nos 7 a 1.

Tudo começa com os jogadores brasileiros que ganham destaque em poucos meses. Basta marcar um gol decisivo em uma partida e o jogador já pode ser considerado de saída. Não precisam nem sequer ser finalista de um estadual. A lógica hoje é vender o quanto antes, até mesmo aliciando e arrancando jovens das categorias de base.

Por outro lado, há também uma invasão de gringos no Brasil. Todos caros e ocupando espaços como protagonistas em vários clubes nacionais, mas que, convenhamos, não chegam nem perto daqueles que fizeram isso no passado. Aliás, não há mesmo mais tempo para isso. Vem janela por aí…

Fabrício Ribeiro
Legenda

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.