em

Como explicar a um amigo que sua empresa não é uma instituição de caridade?

Situação difícil

Uma das piores coisas que pode acontecer para um empresário é ter de explicar para uma colega, para um amigo, que a sua empresa não é uma instituição de caridade e, portanto, não está a serviço dele, nem está à sua disposição para fazer negócios que sejam ruins para a empresa e bons para o amigo. A relação profissional existente entre uma empresa e um cliente não pode ser contaminada por conta dos laços de amizade.

 

*****

Sem contaminar

Ela pode sim ser coroada, ser premiada com um tratamento diferenciado na medida do possível pela empresa para o amigo do dono. Nesse caso é muito importante que o empresário comunique ao seu amigo, e também cliente, que ele fará absolutamente tudo o que for possível, porém prefere se for o caso até mesmo perder uma venda se o amigo tiver uma condição melhor em outra empresa. É isso mesmo. Um empresário, amigo do cliente não é obrigado a fazer tudo o que a sua concorrência está fazendo. Isso não significa que a amizade deixa de existir. Significa sim que a atividade profissional do dono da empresa não está contaminando o relacionamento pessoal.

 

*****

Conhecendo o perfil

Existem vários motivos para que isso aconteça. Primeiro, pelo porte, pela agressividade que o concorrente do amigo está tendo no mercado. Segundo, porque muitas vezes o empresário já conhece o perfil do amigo. Um perfil um pouco abusado, um perfil um pouco confiado demais e que para preservar a amizade é melhor evitar problemas lá na frente. Resumindo, o lado profissional deve ser devidamente esclarecido pelo dono da empresa, e também amigo, para o cliente. Lembre-se de que uma relação comercial dura por pouco tempo, mas uma amizade deve durar uma vida inteira.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.