em

Como reclamar para um amigo que a sua empresa não vem cumprindo com o que se comprometeu?

Sem comprometer

É louvável quando alguém prestigia a empresa de um amigo comprando dele os produtos e serviços que necessita. É mais louvável ainda quando uma pessoa percebe que está prejudicando a amizade por conta de um relacionamento profissional que não vem sendo desempenhado da maneira correta. É justamente nesse momento que se deve agir com cuidado para não colocar palavras de maneira indevida e comprometer aquela amizade que é tão rara nos dias de hoje.

 

*****

Sem macular

Em primeiro lugar é importante destacar os aspectos positivos que a empresa do colega fez ao realizar a venda. Coisas como cordialidade, descontos, rapidez na entrega, se forem verdadeiros devem sim se destacar. Em seguida deve-se destacar também que a amizade não pode ser maculada, não pode ser comprometida por conta de qualquer tipo de relacionamento profissional entre vocês. Terceiro, é demonstrar que toda pessoa que reclama é um cliente que efetivamente quer se manter fiel àquela empresa. Aquele cliente que, em geral, está insatisfeito e não quer voltar sequer reclama. Ele prefere muito mais falar mal da empresa para os outros do que para o próprio dono daquela empresa.

 

*****

Negatividade

E, por fim, diga ao seu colega que você gostaria de ser tratado como cliente comum. E, como tal, você está insatisfeito porque nem aquilo que deveria ser feito de maneira normal está acontecendo. Para terminar, ainda esclareça que é bom isso acontecer com você, um amigo que pode compreender e que pode falar abertamente auxiliando esse seu colega a melhorar a empresa que tem. Entretanto, não flexibilize a sua demanda. Não torne a sua demanda algo secundário na relação com a empresa do seu amigo, pois afinal a sua demanda parte de um cliente, não de um amigo e a negatividade que está acontecendo parte de uma empresa e também não do seu amigo. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.