em

Depois de mais de 30 anos em uma empresa, a minha única recompensa foi a demissão. Por que isso acontece?

Esquecimento

Muitos executivos, principalmente no início da carreira costumam repetir uma espécie de mantra para se lembrar de como funcionam as empresas. Esse mantra inclusive, na medida do tempo, passa a ser esquecido porque as pessoas reconhecem que há relações pessoais que são construídas dentro das organizações. E é justamente o esquecer desse mantra que faz com que pessoas sofram no dia-a-dia das empresas. O mantra é muito simples. Tudo o que você fez até hoje será esquecido, porém tudo o que você fizer de errado agora não será perdoado.

 

*****

Evolução

Embora possa parecer um pouco rude, essa é a lei do mercado empresarial, é a lei da efemeridade. Tudo o que você fizer até ontem será esquecido. Você não fez senão por obrigação que tinha. Contudo, o que você errar a partir de hoje terá de responder por isso e às vezes um erro apenas será fatal para que você perca totalmente a moral que havia conquistado. Aí vem a resposta à pergunta do ouvinte que questionou por que depois de trinta anos tudo aquilo que foi feito de bom foi esquecido e a pessoa foi demitida. É porque a empresa, nesses trinta anos, evoluiu e cresceu ou não, mas necessariamente teve de mudar ao longo do tempo.

 

*****

Fácil recolocação

A pergunta, então, é se esse profissional realmente evoluiu ao longo do tempo e mais, se ele evoluiu na mesma proporção que a empresa evoluiu nesse período. Se a resposta for sim esse profissional efetivamente não terá dificuldade em encontrar uma nova colocação no mercado. Já pessoas que concentraram toda a sua vida em uma empresa, mas ao mesmo tempo se acomodaram, acabam sofrendo mais porque encontram dificuldades para uma recolocação no mercado. Resumindo, reclame apenas se nesse período você não evoluiu o suficiente para estar preparado em fazer de uma negatividade um trampolim para algo melhor na sua vida.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.