em

O melhor não é evitar fazer negócios com empresas de amigos para manter o relacionamento?

A maneira de fazer

Não há dúvida que uma demonstração de amizade, de apreço, é sim prestigiar a empresa de amigos na hora de comprar determinado produto. A questão negativa não está em você comprar ou não da empresa, mas sim a maneira pela qual as duas partes irão se comportar. Conheço situações em que o dono da empresa, o amigo que está vendendo os produtos é extremamente profissional, porém é o comprador que se acha no direito de ter regalias além do necessário ou além do possível inclusive.

 

*****

Excesso de liberdade

Há situações, por exemplo, em que a pessoa exige do amigo desconto muito acima do que ele pratica para outras pessoas que também são amigas ou até mesmo para pessoas da família.  A grande questão é que toda intimidade, toda liberdade que existe numa relação de amizade não pode ser levada para o mundo empresarial. Portanto, a dica é extremamente simples. Quando você for comprar um produto de um amigo lembre-se da história dos chapéus.

 

*****

Melhores relações

Troque o chapéu de amigo pelo chapéu de cliente e peça para o seu amigo trocar o chapéu de amigo pelo papel de vendedor. Você vai perceber que as relações serão muito mais fáceis, embora aparentemente passe a gerar um constrangimento entre vocês no início. Porém, é muito melhor ter um pequeno constrangimento do que a perda de uma grande amizade.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.