em

Para que assinar tantos papéis em um mundo praticamente digital?

Cumprir a lei

O Brasil é efetivamente um país complexo. Ao mesmo tempo em que temos a certificação digital e o foto-eletrônico ainda temos de assinar inúmeros papéis, inúmeras folhas, cada vez que vamos fazer algum tipo de contrato no Brasil. E o motivo é simples. Se você não cumprir o que a lei dispõe, fatalmente não terá o seu direito assegurado.

 

*****

Dar um passo

Então se uma empresa, para prestar informações ao fisco, o faz apenas de maneira eletrônica, se uma pessoa física preenche a sua declaração de imposto de renda também de maneira eletrônica, por que nos bancos, nas repartições, junto a vários órgãos do governo você tem de assinar ainda um conjunto muito grande de papeis? O Brasil poderia dar um passo significativo eliminando essa burocracia, eliminando tantas assinaturas desnecessárias, a partir de uma revisão de todas as leis que envolvem o código civil brasileiro, o código comercial e assim por diante. Essa seria uma pauta interessantíssima para o Congresso, em vez de ficar perdendo tempo com homenagens para alguns e críticas para outros.

 

*****

Uso da tecnologia

O Brasil precisa urgentemente tornar flexível e ágil o seu processo para abertura de empresas que, em alguns locais, ultrapassa 90 dias de espera. O Brasil precisa melhorar o seu desempenho perante a competitividade internacional e tem a seu favor a tecnologia que só não usa se não quiser, ou então, se nossos legisladores não fizerem a sua parte. Convido você a participar pelo facebook do movimento simplifica Brasil. Curta a fanpage e se incorpore no movimento para tornar o Brasil ainda melhor.

 

(Luciano Salamacha)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.