em

Como a campanha da ficha limpa pode atingir também a vida de muitos profissionais?

Relevância

Há alguns anos o Brasil vem vivendo uma nova realidade sobre o comportamento de alguns políticos. Especificamente é a campanha da ficha limpa. Ela prega que políticos com problemas anteriores na carreira pública, sejam impedidos de serem candidatos novamente. Embora tenhamos visto ainda algumas aberrações isso já contribuiu para diminuir sensivelmente o numero de pessoas que buscava se candidatar tendo ainda sérios problemas do passado por má conduta em algum cargo público. Acontece que esse conceito de analisar com mais profundidade o passado de alguém passa a ser cada dia mais relevante no mundo corporativo.

Mais cuidados ao contratar

Primeiro, porque está cada vez mais difícil encontrar mão de obra qualificada e, ao mesmo tempo, há o custo da troca constante de pessoas dentro da empresa. Uma empresa, quando contrata um funcionário e tem de demiti-lo meses depois por não ter se adaptado à cultura da empresa tem um custo razoável: de admissão, treinamento, de desenvolvimento e depois um custo com a demissão para ter de contratar alguém de novo. Quando os empresários, os recrutadores começaram a perceber que principalmente para cargos mais qualificados dentro das organizações é necessário ter mais cuidado antes de contratar, de certa maneira acabou de ser instalada a lei da ficha limpa.

Desdenhando o futuro

É essa lei que começa a estimular os recrutadores a pesquisar principalmente nas redes sociais quem foi o candidato, geralmente aquela pessoa que promete ser extremamente comprometido, mas postou no facebook meses antes que odeia o seu chefe, que participa de grupos do estilo eu quero trabalhar apenas dois dias por semana. Veja, quando um profissional não toma cuidado sobre o que faz hoje, ele pode estar desdenhando a colheita desejada para amanhã. Assim, ficha limpa é algo que nunca fez mal a qualquer pessoa, ainda mais para um bom profissional.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.