em

Como controlar a tensão frente a uma adversidade?

Não há como evitar

Em primeiro lugar é importante entender o significado de adversidade. Essa palavra vem de adversário, de sorte contrária, de algo que vem contra aquilo que desejamos. Logo, enfrentar adversidades é enfrentar situações que não desejamos, mas que ainda assim estão diante de nós sem que possamos fazer algo para evitá-las. Um conceito importante, quando a adversidade aparecer na sua vida, é que um problema sempre tem solução. Aliás, se um problema não tem solução é porque já está resolvido. Aquela situação já está devidamente conclusa, acabada.

 

*****

Um exemplo

Agora, é claro que as pessoas ficam muito tensas quando isso acontece e o motivo pode ser a referência que essa pessoa essa pessoa está usando para determinar o seu grau de infelicidade. Veja o exemplo do meu amigo comandante de um grupamento militar. Sempre que tinha alguém do grupamento reclamando que a vida não estava boa, que estava com dívidas, que estava com problemas, ele convidava aquele recruta, aquele oficial, para acompanhá-lo primeiro numa visita a uma instituição de caridade. Lá ele perguntava aos dirigentes da instituição a história de algumas pessoas, contribuía fazendo doações e inclusive convidava aquele auxiliar a colaborar voluntariamente em algumas ações daquela instituição de caridade.

 

*****

Comparação

Depois, retornavam ao quartel e ele perguntava qual era mesmo o assunto que aquela pessoa queria lhe perguntar. Na maioria das vezes, dizia esse meu amigo gestor da unidade militar, as pessoas deixavam de reclamar e agradeciam a Deus pela saúde, pela disposição, pelas condições que tinham de enfrentar aquela adversidade na vida. Assim, meu amigo, uma boa maneira de controlar a tensão diante da adversidade é buscar referenciais com outras pessoas, com outras situações muito piores que a sua. Isso nos faz levantar a cabeça e ter mais coragem para enfrentar as dificuldades em vez de ficar se lamentando.

 

(Luciano Salamacha) 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.