em

Por que a incoerência no discurso dos políticos pode ser um grande aprendizados para muitos profissionais?

Folclore

Em toda campanha eleitoral fica fácil de perceber aqueles candidatos que não conhecem o mínimo sequer sobre a posição para a qual pretendem ser eleitos. Geralmente são aqueles candidatos que se tornam folclóricos durante a campanha por conta de falar o português errado, com frases desconexas e principalmente com frases prontas, copiadas de algum almanaque. Entretanto, esse discurso incoerente desses candidatos também serve como aprendizado para o mundo empresarial.

 

*****

Exageros

Já vi situações em que candidatos a uma determinada vaga prometem de maneira descarada ter uma experiência muito maior do que realmente possuem, que já estudaram muito e que conhecem muito mais do que realmente aprenderam a fazer. E mais, que participaram de grandes transformações na empresa anterior onde trabalharam quando, na verdade, foram meros auxiliares coadjuvantes de um processo relativamente importante. A questão, assim como os políticos, é conseguir o voto da empresa e ser contratado. A diferença é que no mundo politico, depois de eleito, ele não se preocupa durante três a quatro anos com o que vai ter de dizer para a população.

 

*****

Cria fama

As desculpas já estão prontas, aliás, a única coisa que ele quer nesse período é de preferencia falar somente com pessoas da população que lhe apoiaram e não com as pessoas que podem criticá-lo por não ter cumprido o que prometeu. Já no mundo empresarial um candidato tem apenas algumas horas, alguns dias para provar se o aquilo que disse é verdade. E quando a mentira é revelada, aquele profissional não desperdiça apenas uma oportunidade naquela empresa. Ele, literalmente, acaba com a sua carreira porque a partir daquele momento passa a gerar uma fama de mentiroso e não de alguém que é um bom trabalhador.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.