em

Por que o gestor é contra uma mudança que só vai beneficiar a equipe e a empresa?

Julgamento

Deve-se tomar muito cuidado antes de julgar o seu líder, o seu chefe, a respeito de uma posição que ele toma em relação às mudanças propostas pela equipe dentro da empresa. Num primeiro momento é fácil, é tranquilo e confortável dizer que o chefe não tem visão, que esse chefe não consegue perceber as vantagens que aquela mudança poderá trazer ao ambiente de trabalho, à empresa, à equipe como um todo. Acontece que nem sempre a chefia pode compartilhar com a sua equipe as suas verdadeiras angústias, os verdadeiros problemas.

 

*****

Tentar entender

A chefia pode estar sofrendo uma forte pressão da alta gestão por determinado tipo de comportamento. E essa mudança, ainda que seja boa para a equipe, pode estar completamente desconectada dos objetivos naquela hora. Por isso é importante que as pessoas que compõem a equipe tentem compreender e tentem buscar entender com o seu próprio chefe o que ele pode e o que ele não pode falar. Esse processo não é muito fácil porque o funcionário sempre vai estar com dúvidas se o chefe realmente não pode falar ou se ele não tem nada para falar, nada para justificar e está criando uma fantasia a respeito.

 

*****

Análise

E também porque nem sempre o chefe está disposto a contar a verdade, a dizer que está recebendo uma pressão e que não pode falar algumas coisas. Geralmente, esse tipo de questionamento acontece quando a gestão, quando a liderança já é fraca e, portanto, não se podem misturar as coisas. Você pode ter um líder fraco, um gestor extremamente limitado, mas que naquela circunstância da mudança proposta pode estar com a razão. Assim, antes de julgar o seu chefe é importante tentar ampliar a sua linha de análise tentando obter mais informações sobre o porquê ele é contra antes de sentenciá-lo como uma pessoa contrária a tudo o que acontece na empresa.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.