em

Quais as ações que um profissional pode planejar no médio prazo para sua carreira?

Condição melhor

Depois de ter feito algumas ações no curto prazo o profissional também deve ter em conta que ações no médio prazo são fundamentais para que a empolgação do começo não seja perdida e não faça com que se abandonem todos os propósitos que originaram um planejamento de carreira. Aliás, planejar a carreira significa determinar um estado futuro a se atingir. Em bom português é o profissional mirar uma condição melhor no futuro. E, para isso, construir um conjunto de ações que de maneira progressiva, de maneira coordenada irão contribuir para que ele atinja esse objetivo.

 

*****

Domínio

Nessas horas, as ações de médio prazo passam a ser fundamentais porque num curto prazo terminou algo que poderia ser feito com alguma facilidade, portanto já demonstrou resultados e agora precisa apenas ser mantido. No médio prazo estão aquelas condições que o profissional necessita de mais tempo para poder evoluir. É, por exemplo, dominar com mais qualidade, mais profundidade, uma determinada técnica dentro da empresa. É conhecer mais as regras que permeiam o funcionamento do seu trabalho. É aperfeiçoar-se lendo alguns livros, participando de algumas palestras, workshops ou cursos de curta duração e não apenas tendo essa participação, mas efetivamente conseguindo implementar na prática melhorias no seu desempenho diário.

 

*****

Mostrar o desejo

Essas melhorias podem significar uma redução do tempo desperdiçado, um melhor direcionamento do foco nas suas ações ou até mesmo uma elevação real de produtividade. A diferença entre as ações de curto prazo e de médio prazo é que as de médio prazo necessitam de mais tempo para apresentar pequenas melhoras. É quando no curto prazo você consegue organizar a casa, mas no médio prazo você consegue melhorar um pouquinho mais a cada dia. Assim, tão importante quanto estabelecer metas de curto prazo para mostrar o seu desejo de mudar é estabelecer metas de médio prazo para firmar esse desejo e demonstrar que você consegue construir um caminho seguro para uma melhor carreira no futuro.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.