em

Quais são as características de um profissional que sabe planejar a sua carreira para o futuro?

Olho no espelho

Como já comentei antes, quando o assunto é planejar a carreira para o futuro há três fases que são complementares: o planejamento de curto prazo, até noventa dias normalmente; o de médio prazo, entre noventa e trezentos e sessenta dias e o de longo prazo, acima de trezentos e sessenta dias. E aí vem a pergunta: qual é o melhor dos três? O que um bom profissional faz para construir um planejamento de sucesso? O primeiro passo para construir um planejamento não é olhar o prazo, mas olhar para o espelho.

 

*****

Compartilhar objetivos

Deve perceber quais são os seus pontos fortes, quais são os seus pontos fracos e diminuir a ansiedade, diminuir a ganância de melhorar rapidamente. Ao contrário, planejar com sabedoria como reverter cada ponto fraco ao longo do tempo. É que alguns deles, por mais que o profissional queira fazer no curto prazo, nem sempre serão possíveis. De outro lado, se alguns não forem corrigidos no curto prazo não terão eficácia alguma no longo prazo e comprometerão todas as outras ações na sua vida. O profissional inteligente é aquele que também compartilha com os colegas os seus principais objetivos.

 

*****

Ter consciência

Ele não é uma pessoa completamente isenta de interesses na hora de fazer o próprio planejamento. É importante utilizar a experiência e a visão externa dos colegas para perceber se você não está sonhando alto demais ou então, o que em alguns casos acontece, sonhando pequeno demais. Resumindo, um bom profissional é aquele que tem consciência do que é, do que pode ser e constrói um plano no curto, no médio e no longo prazo para ser o melhor que pode e não aquele que seria o ideal, mas que para ele não é possível.  Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.