em

Quando um funcionário deve propor um processo de mudanças dentro da empresa?

Sentindo responsabilidade

Para propor mudanças dentro de uma organização um funcionário deve ponderar três aspectos importantes. O primeiro deles é que quem propõe mudanças normalmente é uma pessoa que acaba ganhando pontos com a chefia, pois afinal é uma pessoa com pró-atividade, uma pessoa que a gente chama no mercado de uma pessoa que tem dor de dono. Aquela pessoa que sente a responsabilidade sobre o seu desempenho e também sobre o desempenho da empresa como um todo. Logo, o primeiro pilar é extremamente positivo. Sempre que você puder e tiver uma chance proponha mudanças dentro da empresa.

 

*****

Faz de conta

Contudo, o segundo pilar deve ser sempre respeitado. Só proponha mudanças quando você tiver conhecimento de causa sobre aquilo. Significa que algumas pessoas, na ânsia de querer marcar os pontos com a chefia, acabam propondo coisas extremamente banais, coisas que normalmente só mudam a situação, mas não agregam valor ou não geram resultados. É aquela circunstância onde uma pessoa diz à outra para, em vez de entregar em pé, que entregue deitado determinado tipo de formulário porque não muda nada. É meramente uma questão de querer dizer que mudou alguma coisa. Por isso, o segundo pilar é importante. Veja que tipo de valor você está agregando à empresa ou à sua equipe quando propõe uma mudança.

 

*****

Apoio da equipe

E, terceiro, tome muito cuidado para, ao propor um processo de mudanças, não esquecer que você trabalha ao lado de seus colegas e, em alguns casos, um processo de mudanças proposto sem a devida adesão, sem o devido apoio dos seus colegas pode ser um tempo mais curto para você se queimar dentro do ambiente de trabalho. Se há algo que muitas pessoas não gostam é ver alguém fazendo moral sobre o trabalho que todos desempenham. Resumindo, sempre proponha mudanças, desde que estas agreguem valor, gerem resultado e também que essas mudanças não façam moral, não façam a sua vantagem nas costas dos seus colegas. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.