Responsabilidade
Comete um erro muito grave aquele profissionalque acha que a chefia valoriza apenas e tão somente a beleza dos relatórios, a qualidade da apresentação que a pessoa faz durante as reuniões da empresa. Acontece que na prática, embora algumas pessoas finjam que não olham para o conteúdo, e alguns não olham mesmo, a questão é que a responsabilidade continua sendo do profissional e depois quando as coisas lá na frente não dão certo, tenha a certeza de que qualquer motivo será suficiente para o chefe tirar a culpa de si e colocar evidentemente em alguém, o que na maioria dos casos é a parte mais fraca da relação.
Manter o nível
Há outro fator também muito importante. Todo profissional deve manter um bom desempenho, não porque a chefia valoriza isso, mas sim para manter o seu alto nível de desempenho profissional, seja em uma empresa ou em qualquer outra. Essa é a diferença que torna pessoas muito mais valorizadas que outras no mundo corporativo. É que, enquanto alguns se preocupam em entregar apenas o que acham que a chefia quer, outros ao contrário entregam sempre o que a chefia quer, mas sempre de um padrão mínimo de qualidade aceitável.
O correto
Quando se fala em consistência de relatórios, não se pode focar no que a chefia pede, mas sim no que é o correto de ser feito. Resumindo, meu amigo, se você quer ser um profissional de verdade pare de ficar manobrando, calibrando, estabelecendo o rigor da qualidade do seu trabalho em função daquilo que outros observam, valorizam ou então notam do resultado do que você faz. O melhor mesmo é estabelecer um critério simples. Ser o tempo todo profissional. Pense nisso!
(Luciano Salamacha)