em

O que ganho ensinando tudo para o colega se acabo sendo superado por ele?

Tentando premiar

Algumas pessoas costumam atribuir aos outros a culpa do próprio insucesso. É
o caso do José, um funcionário que sempre executou fielmente as suas obrigações.
Acontece que, um belo dia, a alta gestão resolveu dar uma chance para ele crescer na empresa e sem comunicá-lo dessa intenção resolveu colocar outro funcionário para aprender aquele serviço. O objetivo era evitar problemas com a continuidade dos serviços que estavam a cargo do competente José. Foi-lhe dada a missão de ensinar tudo que sabia para o novo colega para somente depois ser premiado com a promoção.

 

 

Tiro saindo pela culatra

José fez exatamente o que foi solicitado, repassando para o colega todo o conhecimento acumulado em mais de quinze anos de trabalho na empresa. Tudo ia bem para o José até que o novo funcionário começou a colocar em prática o conhecimento recebido e fez uma verdadeira reengenharia no departamento do José, diminuindo pela metade o tempo de execução de algumas tarefas e eliminando controles e relatórios inúteis. Agora o departamento do José produzia mais utilizando menos recursos. Foi nessa hora que a vida do José sofreu uma profunda mudança.

 

Perdeu a oportunidade

Em vez de dar a promoção para o José, a alta gestão promoveu o funcionário que não só adquiriu conhecimento como o aplicou na melhoria dos processos da empresa. Hoje, o José continua no mesmo setor onde trabalhou por mais de quinze anos, só que agora, trabalhando no novo sistema implantado por seu colega. Ele finalmente entendeu que o problema não foi ter ensinado o que sabia, mas sim, o fato de não ter utilizado esse conhecimento para melhorar o que fazia nos últimos quinze anos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.