em

A honestidade também pode ser um diferencial?

Honestidade como diferencial

No meio corporativo algumas transformações fizeram com que coisas consideradas básicas se transformassem em diferenciais. A honestidade, por incrível que pareça, em alguns setores é uma delas. Há empresas onde quando a pessoa age com honestidade, ela é fora da curva, é uma exceção. Mas porque a pessoa se dá bem então? Simples, ela não mistura ingenuidade com honestidade. Agir com ingenuidade é acreditar que todo mundo vai agir com boa fé. É imaginar que seus concorrentes não agiram com deslealdade para atingi-lo.

 

Não espere que tudo seja cor-de-rosa

É acreditar que todos agirão como você o faria numa determinada situação. É achar que as pessoas vão se pautar por princípios éticos e que, portanto, o relacionamento será sempre saudável. Ou pelo menos deveria ser. Essa é a característica daquele empresário que age com ingenuidade. Ele acredita que o mundo será cor-de-rosa e mais, ele fica apostando o seu negócio, a sua empresa, como isso um dia será verdade. O problema é que a empresa quebra e o empresário fica frustrado. A diferença fundamental é que ele deve sempre agir com honestidade, mas nunca com ingenuidade.

 

Não se igualar ao desleal

Ele deve antever os movimentos da concorrência. Ele deve identificar quais são as possibilidades de ataque, ainda que sejam desleais. E para todas elas, ele deve ter um plano de defesa, mas nunca de ataque na mesma moeda. Ele não pode corresponder deslealdade com mais deslealdade, porque então ambos, concorrente e empresário se colocam num mesmo nível: o da baixaria. Resumindo, aja com honestidade, mas nunca com ingenuidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.