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Como posso racionalizar minha empresa sem perder o diferencial que conquista clientes?

Duas coisas

Quando o assunto é o diferencial da sua empresa é importante sempre esclarecer que há dois tipos de diferenciais bem distintos no mundo empresarial. O diferencial que a empresa quer oferecer e o diferencial que é realmente percebido pelo cliente. Pode parecer a mesma coisa, mas são bem diferentes. O diferencial oferecido pela empresa é decorrente de todo esforço que essa empresa faz para satisfazer o cliente, para encantar o cliente e ir além das suas expectativas.

O que o cliente percebe

É comum, por exemplo, que uma empresa invista recursos numa infraestrutura extremamente sofisticada para fazer com que o cliente se sinta melhor em determinado atendimento ou na confecção de um produto ou serviço. Agora, de outro lado, está a pessoa que compra o produto ou serviço, que pode não reconhecer valor algum em todo aquele esforço que a empresa desenvolve e, ao contrário, o cliente ainda percebe isso como algo completamente inócuo, ou seja, se tem está bom e se não tem não faz diferença alguma.

Decidir

De outro lado, o cliente muitas vezes pode estar valorizando itens que, para a empresa que oferece o produto ou serviço, é considerado básico. Logo, a primeira relação importante na hora de determinar como racionalizar custos sem impactar no diferencial da empresa, é discutir e decidir sobre que diferencial você está falando: o que a empresa oferece ou o diferencial que o cliente percebe? Pense nisso!

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