em

É possível dizer que um profissional despreparado é o primeiro a ser demitido?

Sem finalidade

Em meio a tanta ameaça, em meio a tantos boatos de demissões coletivas da empresa, é importante sempre lembrar que não necessariamente apenas os profissionais desqualificados é que são dispensados. Já vi situações em que uma área extremamente competente acaba sendo desmantelada dentro de uma empresa, não porque as pessoas que ali estavam não eram competentes, mas sim porque a finalidade daquela área já não se justificava mais. Por isso, mais importante do que discutir ou se apegar a uma determinada área ou determinada empresa, é importante que o profissional se pergunte sobre o quanto vem se desenvolvendo os seus talentos e principalmente sobre o seu valor no mercado.

Para não onerar

Há situações em que excelentes profissionais, por conta de uma redução do quadro na empresa, estão colocados à disposição do mercado. A grande questão é que essas pessoas geralmente acabam levando muito pouco tempo para receberem convites extremamente atrativos. Então vem mais uma questão. Será que o mercado está preparado para pagar aquilo que você recebia no último emprego, na ultima empresa? Aí vem uma resposta um pouco cruel. Quando o mercado está em crise raramente as organizações tendem a aceitar elevar a remuneração dos seus principais gestores sob a pena de onerar demais a organização.

Despertar interesse

Logo, preste atenção! Em época de crise e desemprego você tem todo o direito de querer selecionar bem as oportunidades que aparecerem caso você seja demitido. Entretanto, é importante sempre lembrar também que quando as coisas estão difíceis, a melhor maneira de conseguir o emprego é sendo cogitado pelo mercado e, principalmente como alguém que acabou de sair ou irá sair para trabalhar em outra empresa. Resumindo, quando você quiser provocar uma recolocação na sua carreira procure essa chance quando estiver empregado. Pense nisso!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.