em

O que devo colocar primeiro no currículo: experiência profissional ou histórico escolar?

De onde vêm…

Eu já comentei na coluna Visão Empresarial que logo após seus dados pessoais, o importante é descrever o que você pode fazer pela empresa onde você está pleiteando a vaga, o emprego. Imediatamente depois, você deve demonstrar para aempresa de onde vêm essas competências que você quer colocar a disposição dela. Se essas competências são fruto do seu estudo, evidentemente seu histórico escolar deve vir primeiro. Já, se ele é decorrente da sua experiência profissional em empresas anteriores, obviamente é isso que você deve fazer.

Estar conectado

Entretanto, começo a escrever hoje sobre como você deve demonstrar o seu histórico escolar na hora de elaborar um currículo. Em primeiro lugar evite colocar dados do tipo nome da escola, cidade e tudo o mais salvo se tudo isso estiver conectado com alguma informação privilegiada que você tem como: o dono da empresa estudou naquela escola e gosta dela. Logo, quem vem daquela escola recebe mais simpatia na hora de uma entrevista. Caso contrário, limite-se apenas aos dados relevantes que comprovam a sua competência já proposta no item anterior, ou seja, onde você diz o que quer fazer por aquela empresa naquele novo emprego.

Sucinto

É importante também dizer que no histórico escolar coisas básicas devem ser evitadas, principalmente aqueles cursos que você fez e que não tem conexão alguma com o emprego que está pleiteando. Situações do tipo: estou pleiteando uma vaga para um gerente comercial e demonstro que tenho cursos de qualificação e certificações para o setor automotivo, especificamente em manutenção de equipamentos, algo completamente desconectados do que você está buscando trabalhar. Resumindo, meu amigo, o histórico escolar deve ser sucinto e somente deve receber atenção quando esse histórico servir para comprovar as suas competências propostas para a empresa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.