em

Como abordar um chefe quando você acha que ele está cometendo erros na empresa?

Um pedaço da visão

Quando um profissional percebe que o seu chefe vem cometendo erros na empresa, ele deve passar por um crivo de três perguntas antes de querer falar com o chefe. A primeira é saber se o chefe já não sabe que está fazendo errado. Algumas vezes o profissional da equipe, por ter apenas um pedaço da visão do processo entende que o chefe não está percebendo que está errando. Outros casos, por sua vez, deixam evidente que o chefe sabe que está errado e continua fazendo. Aí voltamos para a primeira pergunta. Se você tem como resposta um sim tome muito cuidado e preste atenção nas próximas duas perguntas antes de querer notificá-lo, de querer conversar com o seu chefe a respeito.

Poder superior

A segunda pergunta é se os superiores do seu chefe também têm conhecimento sobre o que está acontecendo na empresa. Veja que, algumas vezes, nem é a chefia o autor daquele erro. Ela apenas executa uma ordem que recebeu de cima. E aí, querer chamar a atenção, não apenas do chefe imediato, mas também dos seus superiores a respeito de algo que está acontecendo na empresa é pedir literalmente para ser demitido. Afinal, trata-se de insubordinação. Trata-se de querer ensinar o padre a rezar a missa, ou então, de maneira mais prática, de ensinar os gestores a fazerem o seu trabalho. Só resta mais uma pergunta para que você se sinta à vontade de comunicar ao seu chefe o seu ponto de vista.

Expor o raciocínio

A chefia costuma dar espaço para que os funcionários, os integrantes da equipe, opinem a respeito do seu desempenho. Contudo, se a chefia não costuma dar esse espaço, efetivamente o melhor é ficar quieto. Já, por outro lado, se a chefia que costuma dar espaço não percebe que está errando e nem os seus superiores percebem o erro, você tem um caminho aberto para chegar e expor a sua linha de raciocínio tentando entender onde você está equivocado e não em apontar onde o chefe está errando. Esse é o principio. Tente buscar ajuda para entender o que você não está vendo antes de querer sentenciar os outros apenas com o seu ponto de vista. Pense nisso!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.