em

Como agir quando meu chefe me manda fazer coisas erradas que, mais tarde, eu serei responsabilizado?

Peça por escrito

Quando um profissional percebe que aquilo que a chefialhe manda fazer na verdade pode gerar problemas para si e para a empresa, é preciso tomar cuidado com dois pontos de vista. O primeiro é analisar se há alguma característica, alguma condição para que você formalize por escrito aquilo que o seu chefe diz. Há várias maneiras de se fazer isso. Aquela que nunca dá certo é o funcionário pedir ao chefe que lhe diga isso por escrito. Na verdade, quando o profissional diz isso ao chefe não está lhe pedindo, mas está mandando o chefe se comportar de determinada maneira. E a resposta mais comum pode ser: faça porque estou mandando porque quem manda aqui sou eu e pronto.

Se proteja

Já, a maneira mais fácil de resolver isso é acatar a ordem do seu chefe, pegar o seu e-mail e esclarecer por esse meio da seguinte forma: olha chefe, estou lhe enviando suas ordens para que eu não erre e, portanto, não cometa algum equívoco de interpretação. Hoje o senhor me disse que eu devo fazer assim, assim e assim. Ao enviar esse e-mail ao chefe não espere que ele responda, mas de outro lado, você terá ao menos uma prova caso alguém venha a lhe perguntar se foi mandado fazer daquela maneira ou não. Se o primeiro aspecto é tentar buscar uma prova por escrito de que você recebeu aquela ordem, o segundo aspecto relevante é ponderar de quem será a culpa caso aquela situação venha a causar um problema para a empresa.

Sem autoridade

Isso porque alguns profissionais exageram na hora de obedecerem ordens que recebem da chefia, não porque eles estão certos e elas erradas, mas porque esquecem que mesmo que o chefe diga que você foi responsável, a alta gestão tem plena consciência de que você não tem autoridade para resolver isso sozinho. Resumindo, meu amigo, quando possível formalize por escrito o pedido que mandou. Quando a responsabilidade pela execução e pela ordem é inequivocamente do seu chefe, execute sem mais transtorno dentro da empresa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.