em

Como descrever minhas experiências profissionais sem tornar o currículo extenso?

Sem erros

Quando se constrói um currículo e se fala de experiênciaprofissional alguns erros básicos são cometidos por muitos profissionais. O primeiro deles é detalhar demais todas essas experiências. O segundo é começar a atribuir para si atividades que notoriamente foram exercidas em equipe como conseguir a certificação do ISO 14000 para a empresa. Ora, qualquer pessoa sabe que essa certificação decorre de um trabalho exaustivo feito por toda uma equipe e jamais apenas por uma pessoa.

Deixar o óbvio

Outro aspecto relevante do histórico profissional é eliminar todas as descrições óbvias como, por exemplo: trabalhei num departamento financeiro especificamente no contas a pagar e era responsável por fazer os credenciamentos nos bancos, gerenciar os vencimentos dos boletos. Assim, ele está descrevendo algo que já foi indicado. Trabalhava no contas a pagar e pronto. Outra dica importante é você tomar cuidado para só colocar nas suas experiências profissionais aquilo que efetivamente contribui e está compatível com a sua proposição de competências para aquela empresa.

Ser coerente

Afinal, o seu currículo deve ser coerente, evitando expressões extremamente bobas como domínio de informática. Ora, hoje em dia, um profissional tem de ter esse domínio. Isso é básico no mercado, mas tem gente que ainda vai além. Coloca domínio em informática e após dois pontos, coloca todos os programas que sabe manusear, inclusive redatores de texto, planilhas eletrônicas. Resumindo, meu amigo, um bom currículo não é aquele que tem muita coisa, mas que tem apenas aquilo que é relevante para o que a empresa busca. Pense nisso!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.