em

Como uma mulher pode negociar seu plano de maternidade com a empresa?

Situação previsível

Quando o assunto é maternidade uma mulher deve entender que quando foi contratada, toda a empresa, sejam homens ou mulheres, tinham noção de duas coisas. Primeiro, da sua faixa etária, ou seja, eles tinham pleno conhecimento que pela sua idade, mais cedo ou mais tarde você poderia querer engravidar. O segundo é que eles tinham conhecimento sobre seu estado civil e sobre como a sua família estava constituída. Assim, não se pode querer agora achar que a empresa tenha o direito de cobrar de você a não gestação, ou seja, dedicação exclusiva para a carreira em detrimento de uma opção extremamente nobre que é ser mãe.

Planejamento

As profissionais que eu conheci que maissucesso tiveram nessa situação foram aquelas que muito tempo antes de engravidar manifestaram de maneira planejada essa sua intenção para a empresa. Aí foi relativamente fácil para elas estabelecerem planejamento para que a empresa não fosse prejudicada com sua ausência. Para isso se preocuparam em construir uma equipe que desse conta de suas responsabilidades na sua ausência. Esse, na verdade, é um dos grandes pilares que mais causa constrangimento entre mulheres grávidas e empresas, principalmente se esta depender fortemente da competência daquela profissional e ela, no período de gestação e pré-gestaçao não se preocupar em desenvolver sucessores.

Sem culpa

É evidente que algumas organizações podem até querer forçar a barra e não compreender que esse é um direito da mulher. Entretanto, se isso acontecer, fica evidente que a carreira que ela desenvolveu talvez não tenha sido na empresa que merecia o seu talento e o seu esforço. Aí é melhor deixar a coisa correr do que ficar se incomodando e com sentimento de culpa por estar deixando a empresa na mão em prol de algo extremamente nobre e exclusivo das mulheres que é gerar um novo ser humano.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.