Mitos para derrubar
Nesta semana vou procurar esclarecer ao leitor verdades e mentiras sobre o comportamento das empresas em relação às redes sociais. E justamente em função da pergunta de um leitor que quer saber se é verdade que as empresas monitoram tudo o que ele faz nas redes sociais. Esse é o primeiro mito que precisa ser derrubado. Efetivamente as empresas não têm salas cheias de gente pensando e vasculhando a internet querendo saber se cada um dos funcionários da empresa fala bem ou fala mal sobre o local onde trabalha e sobre as pessoas para as quais trabalha.
Citação da empresa
Entretanto, independentemente de ser ou não funcionário, o que há nas organizações, isso sim é verdade, é o monitoramento sobre o que se fala sobre a organização em todas as redes sociais. Como eu já disse independentemente de você ser ou não funcionário da empresa. É importante para as organizações mapearem, mediante sistema de computação, o tipo de citação e quais as palavras chave vinculadas a cada vez que a empresa é citada numa rede social.
Não fale mal
Por exemplo, se um cliente reclama sobre a empresa e tenta difamá-la é óbvio que esse software vai encontrar não apenas o nome da empresa, mas também palavras de caráter negativo. Resumindo, a empresa não está preocupada se os seus funcionários falam mal. Ela está preocupada se qualquer pessoa falar mal dela. E aí, quando é um funcionário que faz isso tenha certeza de que a situação só tende a piorar.