em

O que fazer quando você percebe que o chefe lhe mente descaradamente?

Vencer as fases

Quando se percebe que a chefia está mentindo para o funcionário é importante sempre lembrar as fases que devem ser vencidas antes que o profissional, o funcionário subordinado tome uma atitude mais drástica dentro da empresa. Geralmente é uma sequência lógica que deve ser aplicada para que se atinja um resultado satisfatório e, principalmente, que não coloque em risco a carreira da pessoa. O primeiro passo é fingir que acredita. É isso mesmo! Um dos primeiros passos que um profissional deve lembrar é que na sua carreira, contrariar a chefia significa chamá-la para um embate em que efetivamente vai levar o melhor aquele que manda mais.

Pedir esclarecimentos

Portanto, o funcionário não tem muita chance. Veja que não se trata de sair executando, mas de concordar inicialmente com o chefe para que logo mais você estabeleça a segunda regra do jogo, ou seja, pedir ao chefe mais esclarecimentos sobre a linha de raciocínio que você deve ter em mente na empresa para poder exercer aquela função. É fazer perguntas que potencialmente podem vir de outras pessoas para que você apenas esteja preparado. É bem provável que as respostas que você espera receber do seu chefe não venham, pois afinal ele não terá a humildade de reconhecer que você está certo e ele está errado.

Assumindo o risco

A terceira fase é quando você, depois de pedir respostas sobre eventuais perguntas começa a indagar o que deve fazer caso as coisas não deem certo. Você começa a mostrar as consequências negativas que podem ocorrer e pergunta como deve reagir caso isso aconteça ou caso alguém lhe questione. Para finalizar, a última parte do processo é você deixar de questionar e assumir uma posição perante a empresa dizendo ao chefe que não se sente confortável de fazer isso, sabendo evidentemente que essa sua resposta pode lhe custar algumas coisas, entre as quais o seu emprego. Assim amigo, vença cada uma dessas fases para, ao final, tomar a decisão se é melhor obedecer quieto ou reagir colocando o seu emprego e o seu cargo em risco.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.