em

Para defender meu cargo, é coerente fazer uma denúncia anônima sobre meu chefe?

Desconfiança

Denúncias anônimas geralmente são recebidas com extrema desconfiança pela alta gestão dentro das organizações. Primeiro porque o anonimato da denúncia pode demonstrar que a pessoa tem segundas intenções e que, por conta disso,deseja apenas e tão somente prejudicar a pessoa denunciada e não resolver o problema da empresa. O segundo aspecto é que uma denúncia anônima, quando não vem nutrida de todas as informações, pode possibilitar à alta gestão a abertura do jogo com o funcionário, com a chefia.

Punição injusta

E aí o que pode acontecer é que o seu chefe, percebendo isso, também entenda quem são os potenciais denunciadores e o feitiço pode virar contra o feiticeiro. Você poderá ser perseguido e ver outros colegas inocentes dentro da equipe também sendo punidos injustamente. Agora, quando você percebe que tem provas inequívocas, percebe que o caminho com seu chefe está totalmente bloqueado, vá em frente sobre a denúncia anônima. Empresas precisam que os profissionais tenham ética em relação à manutenção do emprego de todas as pessoas que dependem da empresa.

Salvação?

Repetindo, é eticamente correto quando alguém, percebendo que a sua chefia está criando problemas e colocando em risco o emprego de muitas pessoas, faça a construção de uma solução, da maneira que lhe for possível, que salve a empresa ou que pelo menos reduza ao mínimo o dano que está sendo causado. Resumindo, meu amigo, tome muito cuidado porque uma denúncia anônima pode ser a salvação ou um problema a mais dentro do ambiente corporativo. Pense nisso!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.