em

Por que alguns problemas só aparecem durante uma crise?

Mudanças no panorama

Muitos empresários relutam em tomar atitudes mais drásticas quando há uma crise iminente. Tomemos como exemplo um caso. Visualize uma represa que está completamente cheia. O que você vê é um lindo espelho de água, onde se pode navegar com tranquilidade e sem qualquer tipo de obstáculo. Entretanto, imagine o que acontece quando uma seca atinge a região e o nível da represa reduz drasticamente. Agora, o que se vê são inúmeros galhos e troncos de árvores que foram submersos durante a inundação. 

 

*****

Adequação

A navegação agora passa a ser perigosa porque um tronco submerso pode colocar em risco a embarcação. Nesta hora há dois caminhos. O primeiro é fazer de tudo para que o lago recupere seu nível máximo. Se isso acontecer, todos os galhos e troncos sumirão e as coisas serão como antes. Outra solução seria alterar a maneira de navegação, o que requer uma adequação dos barcos ao novo perfil do lago. Por esta segunda opção, o esforço da retirada dos galhos é compensado pela volta da capacidade de navegar, ainda que em níveis mais baixos de água no reservatório. 

 

*****

Não camuflar

Acontece que com as empresas também é assim. Quando uma crise chega, muitos gestores preferem apostar na retomada do crescimento como uma tentativa de esconder os problemas que existem na empresa. Tais gestores poderiam aproveitar a situação para tomar atitudes que dariam nova vida à organização. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.