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Posso ser demitido se colocar em uma rede social algo contra a empresa?

Maneira alinhada

A maioria das organizações hoje em dia costuma manter um código de ética sobre o comportamento dos profissionais no ambiente de trabalho. Significa dizer que a organização pode e deve exigir um comportamento de maneira lícita, de uma maneira honesta, de uma maneira compatível com os valores da empresa e dos profissionais que nela trabalham. E aí começa uma confusão. De um lado a empresa só pode exigir, dentro do ambiente de trabalho, que um funcionário ou um profissional se comporte de maneira alinhada.

Dois personagens

Contudo, de outro lado, um profissional tem de saber que a sua vida particular, embora seja completamente livre, não pode colocar em conflito as suas atitudes particulares com as suas atitudes profissionais. Algo como se ele dissesse que dentro da empresa pode falar o que quiser para quem quiser e na hora que quiser. Isso é verdade, porém não se pode dizer que um profissional no horário de trabalho tenha o direito de ser um personagem e fora do horário de trabalho seja um personagem completamente diferente. E isso por vários motivos.

Opinião negativa

Primeiro porque o mercado não consegue distinguir claramente se foi um profissional da empresa ou a pessoa física daquele funcionário que falou. Segundo, porque as empresas podem ser altamente prejudicadas quando alguém que tem conhecimento sobre a sua funcionalidade emite uma opinião negativa. Em bom português, empresas podem sim iniciar um processo demissionário por conta de algo que um funcionário falou contra ela nas redes sociais. Há a modalidade de demissão sem justa causa, ou seja, simplesmente a empresa decide terminar a relação e pronto. Pense nisso!

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