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Vale a pena um profissional protestar na empresa quando perceber algo errado?

Ética e coerência

Protestar é um direito dos profissionais. Aliás, é um dever de muitos profissionais. Quando algo está errado efetivamente um profissional deve tomar partido, deve agir pró-ativamente para demonstrar à alta gestão que as coisas não estão indo bem. São vários os casos em que um profissional, por agir pró-ativamente ao denunciar algo que estava sendo feito de maneira errada, salvou uma organização e tornou a sua carreira um caminho marcado pela ética, pela coerência e, principalmente pela não omissão.

Sempre com respeito

Entretanto, também se deve ponderar como é a maneira correta de se protestar dentro de uma organização. Entre a teoria e a prática, entre a poesia e a realidade há muita distância. Alguns profissionais ávidos, ansiosos para demonstrar o quanto consideram que a empresa está prejudicada acabam esquecendo questões básicas de relacionamento, sendo que a primeira delas é sem dúvida o respeito. Respeitar a chefia, respeitar as pessoas envolvidas é o passo numero um para que um profissional não acabe colocando os pés em lugar das mãos.

Nada de injustiça

Quando uma pessoa tenta denunciar algo errado de maneira equivocada, ou melhor, quando acha que algo está errado apenas pelo seu ângulo de visão, pode na verdade estar sendo injusto. Assim, um bom caminho é um profissional procurar agir com bom senso e sempre estando do lado da verdade. E essa verdade tem de ser inequívoca. Logo, a recomendação de hoje é para que você seja pró-ativo, mas jamais seja afobado no seu julgamento. Pense nisso!

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