em

Como exigir dos meus funcionários mais comprometimento com os objetivos da empresa?

Ação espontânea

Exigir comprometimento de uma equipe é um erro que muitos gestores acabam cometendo. Em primeiro lugar porque exigir comprometimento é uma espécie de utopia, uma espécie de engodo em que o gestor acha que está tendo benefícios quando, na verdade, é a equipe que está conseguindo fingir bem para esse gestor que está realmente comprometido. Comprometimento é o resultado de uma ação espontânea e voluntária dos integrantes da equipe em relação à empresa onde trabalham, em relação aos objetivos dessa organização. Assim, um ponto importante que o gestor deve se questionar é porque esses funcionários efetivamente não se comprometem.

Pelo exemplo

Ora, nesse aspecto é importante também lembrar que a melhor maneira para conseguir o comprometimento tão sonhado é demonstrar uma atitude que modele pelo exemplo, isto é, quando a atitude da alta gestão efetivamente se traduz em comprometimento real e verdadeiro, não apenas com a empresa, mas também com a equipe. Isso mesmo. Profissionais só se envolvem e se comprometem com a organização quando percebem que a sua gestão imediata demonstra justiça no tratamento, no relacionamento do dia-a-dia. Quando, ao contrário, essa gestão costuma se demonstrar injusta é normal que a equipe finja, no máximo, se comprometer.

Exemplificando

Imagine uma empresa onde o gestor acaba sempre elegendo os seus preferidos e, portanto, alguns funcionários são mais beneficiados enquanto outros, por sua vez, são colocados sempre em segundo plano. É evidente que não apenas os funcionários que não são beneficiados, mas também aqueles que são beneficiados não demonstrarão comprometimento real e verdadeiro. É isso, mesmo aquele que foi beneficiado tem plena noção de que o seu líder não é justo e que se ele não estiver do lado do líder ele pode ser prejudicado sem dó nem piedade. Resumindo, quando um líder quer exigir comprometimento da equipe a única coisa que ele recebe como resposta é a indiferença, ou então, a falsidade. Pense nisso!

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.