em

Quando o gestor não dá exemplo, por que o funcionário tem que se comprometer com a empresa?

Erro grave

Se de um lado, quando uma equipe não se compromete com a empresa a culpa pode ser do gestor, de outro lado também é verdade que quando um funcionário usa a desculpa de que o seu chefe não se preocupa e não se compromete com a empresa ele também não precisa se comprometer é um erro grave que pode sentenciar uma excelente carreira profissional. Explico com um exemplo. O Jorge é um profissional que trabalha há muitos anos em uma empresa e sempre soube que independentemente da chefia ele deveria ter o seu comprometimento sempre em alta.

Escala de valores

A grande questão é que entra ano sai ano e o Jorge continua trabalhando na empresa, enquanto que vários outros gestores já passaram por ali e acabaram como se diz no ditado popular: não criando raízes. O segredo do Jorge é trabalhar olhando para frente em vez de ficar olhando para os lados ou tentando buscar inspiração na liderança para justificar o quanto se compromete com os negócios, com a empresa. Um excelente profissional é aquela pessoa que mantém um desempenho independentemente do comportamento do seu líder por um motivo muito simples. Profissional de verdade é aquela pessoa que determina seu comportamento por uma escala de valores pessoal.

Sua decisão

Ele sabe que não adianta nada tentar justificar a incompetência, a inércia, a falta de comprometimento, jogando a culpa na chefia. Se há uma lei no mundo empresarial que dificilmente alguém um dia conseguirá mudar é que aquilo que você faz decorre exclusivamente da sua decisão de ser melhor ou pior todos os dias. Por isso, meu amigo, preste atenção antes de ficar justificando que a sua liderança não é comprometida, passe a analisar o que você ganha em não ser tão comprometido assim. Às vezes, menos com menos continua sendo menos, pelo menos no meio corporativo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.